José Renes Pinheiro

Líder-Fundador

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (1981), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1984) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), Pós-doutorado pela VTech, VA, EUA (2002). Atualmente é Pesquisador CNPq PQ-1B, professor titular do Departamento de Processamento em Energia Eletrica Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria e líder-fundador do GEPOC.

Hilton Abílio Gründling

Líder-Fundador

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1977), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1980) e doutorado em Engenharia Eletrônica e Computação na área de Sistemas e Controle pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1995), Atualmente é Professor Titular do Departamento de Processamento de Energia Elétrica (DPEE) da Universidade Federal de Santa Maria.

Humberto Pinheiro

Possui graduação em Eng. Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (1983), mestrado em Eng. Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987) e doutorado em Electrical and Computer Engineering – Concordia University (1998). Atualmente é professor associado da UFSM. Atua principalmente nos seguintes temas: controle discreto de conversores estáticos, sistemas de geração eólica e modulação para conversores estáticos.

Hélio Leães Hey

Formado em Eng. Elétrica pela Universidade Católica de Pelotas (1985), Mestre (1987) e Doutor em Eng. Elétrica (1991), ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou Pós-Doutorado na Universidad de Oviedo, Espanha (2006). Desde 1994 é professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) onde desenvolve atividade de ensino e pesquisa. Atualmente, é Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFSM.

António Manuel Santos Spencer Andrade

Possui graduação em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade de Caxias do Sul (2012), mestrado (2015) e doutorado (2018) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é pesquisador e professor adjunto na Universidade Federal de Santa Maria.

Dalton Luiz Rech Vidor

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela PUC (1991), mestrado em Engenharia Elétrica pela UFSC (1993) e Doutorado pela UFSM em 2019. Atualmente é diretor e professor da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: eletrônica de potência, chaveamento em alta freqüência, medidas elétricas, controle e comando de conversores e alto fator de potência.

Cassiano Rech

Possui graduação (1999), mestrado (2001) e doutorado (2005) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). De 2005 à 2008, foi professor da UNIJUÍ, em Ijuí, RS. De fevereiro de 2008 à agosto de 2009 foi professor da UDESC, em Joinville, SC. Desde setembro de 2009 é professor adjunto do Departamento de Processamento de Energia Elétrica (DPEE) da UFSM.

Claiton Moro Franchi

Possui graduação em Engenharia Eletrica pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), e Especialização em Automação Industrial, Mestrado e Doutorado pela Universidade Estadual de Maringá (2005, 2007 e 2010). Atualmente é professor da UFSM. Tem experiência em Controle de Processos e Automação Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de supervisão, controladores lógico-programáveis e redes industriais.

Fábio Ecke Bisogno

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (2001) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Technische Universität Chemnitz – Alemanha (2006). Durante o Doutorado esteve empregado no instituto de pesquisa Fraunhofer – AIS, IAIS e IZM – Alemanha. Atualmente é pesquisador e professor adjunto na Universidade Federal de Santa Maria.

Fabricio Hoff Dupont

Possui graduação em Engenharia de Telecomunicações (2007) e mestrado em Engenharia Elétrica (2010) pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (2014), com doutorado sanduíche na Universitat Politècnica de Catalunya (UPC, 2013). Atualmente é professor da URI e coordenador da linha de pesquisa em desenvolvimento de conversores estáticos para condicionamento da energia produzida por fontes de energias renováveis do INCT-GDEE. Seus temas principais de interesse em pesquisa são: eletrônica de potência, paralelismo de conversores, teoria de controle, lógica fuzzy, algoritmos genéticos e técnicas de otimização, células a combustível e painéis fotovoltaicos.

Fernanda de Morais Carnielutti

Possui graduação em Engenharia Elétrica (2010), mestrado (2012) e doutorado (2015) pela Universidade Federal de Santa Maria. Atua principalmente nas seguintes áreas:modulação de conversores estáticos, conversores multiníveis e energias renováveis. Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM – Campus Cachoeira do Sul), chair da IEEE UFSM Student Branch e da IEEE UFSM IAS SB chapter. É membro da Brazilian Societies of Automatics and of Power Electronics e da IEEE Power Electronics and Industrial Electronics Societies.

Frederico Menine Schaf

Professor que possui graduação em Engenharia Elétrica pela UFSM (2002), mestrado (2006) e doutorado (2011) em Engenharia Elétrica pela UFRGS na linha de pesquisa de automação industrial de processos. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) filiado ao DPEE. Tem experiência na área de Sistemas de Automação, Redes Industriais e Geração de Energia Eólica.

Hamiltom Confortin Sartori

Possui graduação em Engenharia Elétrica (2007) na Universidade Federal de Santa Maria, mestrado (2009), doutorado (2013) e pós-doutorado (2016) em Engenharia Elétrica. Atualmente é professor do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI – FW). Possui experiência na área de eletrônica de potência, atuando principalmente nas áreas de projetos otimizados de conversores estáticos, conversores de alto ganho, projetos de componentes magnéticos, semicondutores de potência (seleção, análise de perdas e projeto de sistema de transferência de calor), sensoriamento e compatibilidade eletromagnética (EMI).

João Manoel Lenz

Possui graduação em Engenharia Elétrica (2013) pela Universidade Federal de Santa Maria, e mestrado (2015) e doutorado (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. De 2018 a 2019 realizou fez doutorado sanduíche e foi pesquisador visitante na Aalborg University, Dinamarca. Realiza pesquisas com ênfases em energia fotovoltaica, confiabilidade em eletrônica de potência e projeto otimizado de conversores. Tem experiência em modelagem de células e sistemas fotovoltaicos, geração com fontes alternativas de energia e integração de fontes renováveis. É membro ativo das sociedades IEEE Industrial Applications e IEEE Power and Energy. Atualmente é Professor Assistente na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) e é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática da mesma instituição.

Jonas Roberto Tibola

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (2010), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (2013) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). Atualmente é professor Adjunto-A do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM/UFSM). Atua principalmente nos seguintes temas: Controle discreto de conversores estáticos, fontes ininterruptas híbridas baseadas em grupo motor gerador e banco de baterias, controle de grupo motor gerador em velocidade variável e em regime start-stop.

Jorge Rodrigo Massing

Possui graduação em Engenharia Elétrica (2006), mestrado (2008) e doutorado (2013) pela Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de engenharia elétrica, com ênfase em controle de conversores estáticos e controle digital, atuando principalmente nos seguintes temas: energias renováveis (eólica, solar), geração distribuída, controle de máquinas elétricas e de conversores estáticos conectados à rede elétrica.

José Eduardo Baggio

Possui graduação (1995), mestrado (1997) e doutorado (2003) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria. Trabalhou na UNIJUI (2003) como professor do curso de Engenharia Elétrica e na UNIFRA (2004-2009), como professor dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Atualmente é pesquisador e professor adjunto na Universidade Federal de Santa Maria.

Julian Cezar Giacomini

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela UNIJUÍ (2012), mestrado (2015) e doutorado em Engenharia Elétrica pela UFSM. Desde 2017 é professor no Instituto Federal Farroupilha, campus Panambi. Seus interesses incluem sistemas fotovoltaicos, controle em eletrônica de potência e conversores multiníveis.

Leandro Michels

Possui graduação (2002) e doutorado (2006) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Entre abril de 2005 e março de 2007 atuou como professor substituto na UFSM. Entre fevereiro de 2008 e julho de 2009 atuou como professor adjunto na UDESC, em Joinville, SC. Desde agosto de 2009 é professor adjunto da UFSM, atuando na área de controle de sistemas. É professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE).

Leandro Roggia

Possui graduação (2008), mestrado (2010) e doutorado (2013) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). De 2010 a 2013 foi professor no IFRS. Desde 2013 é professor na UFSM. Atua principalmente nas seguintes áreas: eletrônica de potência, conversores estáticos de potência, elementos de armazenamento de energia, conversor boost PFC, sistemas de microrredes e fontes de geração distribuída.

Lucas Giuliani Scherer

Possui graduação (2007), mestrado (2012) e doutorado (2016) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Entre 2015 e 2016 foi Professor TI na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus de Frederico Westphalen. Atualmente é professor adjunto da UFSM (Campus Cachoeira do Sul). Tem experiência na área de engenharia elétrica, com ênfase em processamento de energia, atuando principalmente nos seguintes temas: micro geração, energias renováveis, gerador de indução, controle aplicado à máquinas.

Lucas Vizzotto Bellinaso

Possui graduação em Engenharia Elétrica (2012), mestrado (2014) e doutorado (2017) pela Universidade Federal de Santa Maria. Atua principalmente nos seguintes temas: projeto e segurança de sistemas fotovoltaicos, conversores estáticos aplicados a sistemas fotovoltaicos e gerenciamento de potência/energia de sistemas híbridos. De 2012 a 2015, foi sócio-fundador da empresa Sonnen Energia. Atualmente é professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM – Campus Cachoeira do Sul). É membro da IEEE, da Associação Gaúcha de Energia Solar (AGESOLAR) e da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD).

Luciano Schuch

Possui graduação em Engenharia Elétrica – ênfase eletrônica pela Universidade Federal de Santa Maria (1999); mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (respectivamente em 2001 e 2007). Atualmente é chefe do Departamento de Processamento de Energia Elétrica (DPEE) e professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE).

Macklini Dalla Nora

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Maria (2013) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Brunel University London (2016). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Processamento de Energia Elétrica, atuando principalmente no desenvolvimento numérico e experimental de motores de combustão interna para geração de energia elétrica.

Márcio Stefanello

Obteve os títulos de Mestre (em 2006) e de Doutor (em 2010) em Engenharia Elétrica pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS. Desde 2010 atua como Professor Adjunto na Fundação Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, RS. É também líder do Grupo de Pesquisa em Sistemas Eletrônicos (GPSEl). De 2016 a 2017 realizou seu pós-doutoramento junto ao Departamento de Engenharia Elétrica e Computação no Instituto de Tecnologia do Illinois, Chicago, IL, EUA. Seus principais interesses de pesquisa incluem controle adaptativo e controle de conversores eletrônicos de potência para aplicações em microredes.

Mario Eduardo Santos Martins

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela UFSM (1998), mestrado pela UFRGS (2000) e doutorado pela Brunel University (Inglaterra) (2007). Na indústria passou pelas empresas Volkswagen e Sygma Motors. Atualmente é Professor Adjunto do Dep. de Engenharia Mecânica da UFSM e diretor do Núcleo de Automação e Processos de Fabricação. Atua principalmente em simulação e desenvolvimento de motores de combustão interna.

Mário Lúcio da Silva Martins

Possui graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela UFSM (2000, 2002 e 2008). De 2006 a 2012 foi professor na UTFPR. Neste perído coordenou projetos FINEP, CNPq e CAPES, orientou trabalhos de IC, TCC e mestrado. Atualmente é professor Adjunto I no DELC-UFSM. Suas áreas de interesse incluem conversores estáticos de alto desempenho para aplicação em fontes renováveis de energia.

Paulo Romeu Moreira Machado

Possui graduação em Engenharia Mecânica (UFSM, 1984), Especialização em Planejamento Energético (UFRGS, 1989), Mestrado e Doutorado em Engenharia Agrícola (UFSM, 2003 e 2008), ênfase em biocombustíveis. Atua nas áreas de Aproveitamento da Energia (motores de combustão a etanol, biogás, GNV, óleos vegetais, biodiesel) e Controle de Emissões de Exaustão. Atualmente é professor Adjunto e Chefe do Dep. de Engenharia Mecânica da UFSM.

Rafael Concatto Beltrame

Possui graduação (2008), mestrado (2009) e doutorado (2012) em Engenharia Elétrica pela UFSM. Desde 2005 atua como pesquisador no GEPOC. Em 2013, ingressou como Professor Adjunto no Departamento de Processamento de Energia Elétrica (DPEE). Dentre as áreas de interesse estão acionamentos elétricos, síntese e a análise de conversores estáticos, técnicas de auxílio à comutação e fontes CA de potência.

Robinson Figueiredo de Camargo

Possui graduação (2000), mestrado (2002) e doutorado (2006) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foi professor e coordenador do Curso de Engenharia Elétrica da UNIJUI e professor do mestrado em Modelagem Matemática. Atualmente, é professor e Coordenador do Curso de Engenharia de Controle e Automação da UFSM e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFSM.

Rodrigo Padilha Vieira

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), em 2007, e Mestrado (2008) e Doutorado (2012) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). De 2010 a 2014 foi docente na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Alegrete. Desde fevereiro de 2014 é Professor Adjunto na UFSM. Suas áreas de interesse são: máquinas elétricas e acionamentos elétricos, sistemas de controle, controle sensorless e controle de conversores estáticos.

Rodrigo da Silva Guerra

Possui graduação em Engenharia de Controle e Automação pela PUCRS (2001), mestrado em Engenharia Elétrica na área de Visão Computacional pela UFRGS (2004), doutorado em Robótica pela Universidade de Osaka (2008) e pós-doutorado pela UFRGS (2012). Em Osaka atuou como pesquisador em Robótica Epigenética (2011). Atualmente é Prof. Adjunto da UFSM. Suas áreas de atuação são robótica, visão computacional e aprendizagem de máquina.

Rodrigo Varella Tambara

Recebeu o grau de Técnico em Eletrotécnica pelo Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) em 2004 e os graus de Bacharel, Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 2008, 2010 e 2014, respectivamente. Atualmente é Professor Adjunto do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus de Cachoeira do Sul. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica com ênfase em Teoria e Aplicação de Sistemas de Controle, Controle Adaptativo, Instrumentação Eletrônica e Eletrônica de Potência atuando principalmente nos seguintes temas: Conversores conectados à rede, Controle Adaptativo Robusto e Fontes de Potência CC e CA. É pesquisador do Grupo de Eletrônica de Potência e Controle (GEPOC) e do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Sistemas Elétricos e Computacionais (GSEC). É membro da Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência (SOBRAEP).

Rosane Beatriz Oliveira Severo

Possui graduação em sistemas de informação pelo II-PUC-RS, mestrado em ciência da computação área de sistemas de computação – redes de computadores pelo CPGCC-UFRGS, doutorado em engenharia elétrica área de sistemas eletrônicos pela EP-USP e atualmente está em nível de pós-doutorado como pesquisadora colaboradora junto a engenharia florestal, ESALQ-USP, área de recursos florestais.

Vinícius Foletto Montagner

Possui graduação e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (1996 e 2000), doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (2005-2006). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Atua em análise e controle de sistemas dinâmicos.