Seminário realizado na UFSM conta com a participação de pesquisador do Canadá

A edição deste ano do 6º Seminário de Eletrônica de Potência e Controle (SEPOC 2012), realizado pelo Grupo de Eletrônica de Potência e Controle (GEPOC) (www.ufsm.br/gepoc) e pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da UFSM, entre os dias 13 a 17 de agosto de 2012, contou com a participação do Prof. Praveen Jain, diretor do Centro de Pesquisa em Energia e Eletrônica de Potência (ePOWER) da Queen’s University, Canadá.

Durante o SEPOC, o Dr. Praveen Jain ministrou a palestra Soft and resonant switch power electronics for a small urban electric vehicle” e participou da banca do Exame de Qualificação de Doutorado do Eng. Fabrício Dupont, intitulado “Estudo, análise e implementação de sistemas de conversores estáticos de elevada eficiência: um estudo de caso de fontes renováveis aplicada a estações de telecomunicações”.

 A partir da esquerda: Prof. Sérgio Vidal (UDESC/FURB), Prof. Roger Gules (UTFPR), Prof. Cassiano Rech (Co-orientador), Prof. José Renes Pinheiro (Orientador), Prof. Praveen Jain (Queen’s University), Me. Eng. Fabrício Dupont (Doutorando – UFSM) e Prof. Adriano Perez (FURB).

O Dr. Praveen Jain obteve seu título de Doutor pela Universidade de Toronto, é Fellow Member do Instituto dos Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), do Instituto de Engenharia do Canadá (EIC) e da Academia Canadense de Engenharia (CAE). No ano de 2011, foi agraciado pelo IEEE com o prêmio “William E. Newell Award” por suas contribuições no campo da Eletrônica de Potência. O Dr. Jain possui mais de 375 publicações, dentre as quais 38 patentes. Ele já orientou em torno de 75 estudantes de graduação, mestrado e doutorado, além de pesquisadores em pós-doutoramento.

O Dr. Jain tem demonstrado experiência e sucesso na transferência de tecnologia entre a academia e a indústria. Dentre suas experiências na indústria, cabe destacar a atuação como engenheiro eletrônico na Canadian Aeronautics, onde contribuiu no projeto e desenvolvimento de conversores estáticos de energia para a Estação Espacial Internacional (ISS). Também é consultor de inúmeras empresas na área tecnológica, dentre as quais destaca-se a Ballard Power, a General Electric (GE) e a Intel.

Sobre o SEPOC

O Seminário de Eletrônica de Potência e Controle (SEPOC) é um evento com periodicidade anual realizado pelo Grupo de Eletrônica de Potência e Controle (GEPOC) e pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da UFSM. O seminário tem como público-alvo estudantes, técnicos, professores, pesquisadores, empresários e engenheiros que atuam nas áreas de Eletrônica de Potência, Sistemas de Controle e Sistemas de Energia.

Neste ano o SEPOC chegou a sua 6ª edição, tendo por tema central “Qualidade de Energia e Eficiência Energética”. Durante o evento foram realizadas palestras, mesas redondas, apresentação de artigos, visitas técnicas, exames de qualificação de doutorado e defesas de doutorado.

Desde sua 4ª edição, o SEPOC é transmitido pela internet através do sistema MultiWeb da UFSM, possibilitando a interação de pesquisadores das áreas de Eletrônica de Potência e Controle de todo o Brasil.

Fonte: Grupo de Eletrônica de Potência e Controle – GEPOC