Novo parque eólico no RS

Foi inaugurado, na manhã desta quinta-feira, em Tramandaí, o Parque Eólico Cidreira I, que tem capacidade instalada de 70 megawatts (MW) e produção de energia suficiente para abastecer uma cidade de 200 mil habitantes. A expectativa é gerar 1,5 mil megawatts (MW) até 2016.
Diretores da EDP Renováveis Brasil, empresa do Grupo EDP Renováveis (55%) e EDP no Brasil (45%) participaram da solenidade, que ocorreu na sede da Sociedade dos Amigos de Tramandaí (SAT). Depois da cerimônia, autoridades e convidados visitaram o local onde fica situado o complexo.

O parque, localizado na divisa entre Tramandaí e Cidreira, é composto por 31 aerogeradores (de 1.9 a 2.3 MW) com torres de 98 metros e pás de 40 metros, que somam uma altura total de 138 metros, equivalente à altura de um prédio de 50 andares. Segundo a empresa, um aerogerador de 2,3 MW produz de 5 a 7 milhões kWh de energia limpa por ano o que corresponde ao consumo de cerca de duas mil residências ou 8 mil pessoas.

Com a entrada em operação do Parque, a EDP Renováveis Brasil assume um portfólio de 84 MW em energia a partir de fontes eólicas.

Fonte: Zero-Hora (zerohora.clicrbs.com.br)